Por que ser Correspondente Jurídico?


Publicado em:
29/07/2023
Myllena Albuquerque
Myllena Albuquerque
Advogado

Apesar de ainda ser pouco comentada nas salas de aula das faculdades de Direito, a Correspondência Jurídica é uma área que vem crescendo significativamente e tomando destaque nos últimos anos.

Diante da possibilidade de atuação nacional sem necessariamente precisar ter filial em casa Estado em razão da virtualização do Judiciário, a correspondência jurídica ganhou força, uma vez que ser um correspondente jurídico é exatamente representar um escritório, empresa ou até mesmo um advogado autônomo em demandas dele no seu Estado, sem que ele precise se deslocar até lá.

Diante disso, trouxe algumas vantagens de ser um correspondente jurídico:

1. AQUISIÇÃO DE PRÁTICA PROFISSIONAL
Muito embora a maioria das faculdades contemplem a necessidade de realização de um estágio, grande parte passa pela graduação com pouquíssima ou nenhuma vivência prática da área jurídica.

Nesse sentido, a Correspondência Jurídica é uma forma de adquirir essa prática, haja vista que serão praticados os mais diversos atos comuns a atividade advocatícia como, por exemplo, participação em audiências, em licitações, acompanhamento de flagrantes, entre outros.

2. AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA
A Correspondência Jurídica te força a resolver as coisas por si só, a "meter a cara" e dar um jeito. É super importante para te fazer perder o medo e gerar uma proatividade, já que muitas vezes tudo dependerá de você, desde a contratação à execução da diligência.

Além da independência de te permitir fazer seus próprios horários, podendo se adequar as suas rotinas, trabalho, problemas pessoais, ele te gera uma sensação de capacidade, de que é possível.

3. DIVERSIFICAÇÃO DE DILIGÊNCIAS
A Correspondência Jurídica te oferta um leque de diligências, podendo o correspondente ter uma ampla experiência ou, caso assim não deseje, pode também livremente escolher quais deseja ou não realizar.

4. POSSIBILIDADE DE NETWORKING
- A correspondência jurídica abre portas e te faz chegar até grandes escritórios e/ou empresas, permitindo, inclusive, a conversão de contratações em parcerias fixas e, até mesmo, para além da correspondência, criando pontes em todo o Brasil, em um verdadeiro networking.

Compartilhar: